Campo personalizado e valor não duplicado
Campo personalizado e valor não duplicado
Olá a todos!
Tenho uma dúvida que é a seguinte:
Estou criando um fórum e nele preciso inserir no ato do registro um campo personalizado onde o usuário precisará entrar com o número do seu CRM. Por exemplo, um usuário se cadastra e preenche o campo CRM com 123456. Esse número será exclusivo dele. Quando algum outro usuário tentar registrar com o mesmo número que já foi registrado, o phpbb avise que o número já está em uso dizendo pra ele preencher outro valor.
A outra dúvida é como faço para fazer aparecer esse número, junto com os dados pradões de registro dentro a aba usuários e grupos > Usuários inativos? É que o sistema que montei, quando alguém se registra o administrador quem dará permissão de ativo para o novo usuário. Assim preciso que ele veja ali dentro o número do CRM do usuário cadastrado e não ativo, para o administrador libera-lo para usar o fórum.
Aguardo a colaboração de vocês :D Desde já muitíssimo obrigado!
URL do Fórum: http://
Tenho uma dúvida que é a seguinte:
Estou criando um fórum e nele preciso inserir no ato do registro um campo personalizado onde o usuário precisará entrar com o número do seu CRM. Por exemplo, um usuário se cadastra e preenche o campo CRM com 123456. Esse número será exclusivo dele. Quando algum outro usuário tentar registrar com o mesmo número que já foi registrado, o phpbb avise que o número já está em uso dizendo pra ele preencher outro valor.
A outra dúvida é como faço para fazer aparecer esse número, junto com os dados pradões de registro dentro a aba usuários e grupos > Usuários inativos? É que o sistema que montei, quando alguém se registra o administrador quem dará permissão de ativo para o novo usuário. Assim preciso que ele veja ali dentro o número do CRM do usuário cadastrado e não ativo, para o administrador libera-lo para usar o fórum.
Aguardo a colaboração de vocês :D Desde já muitíssimo obrigado!
URL do Fórum: http://
Re: Campo personalizado e valor não duplicado
Bem, a questão não é só adicionar um campo personalizado pela opção "Campos de perfil personalizados", na aba USUÁRIOS E GRUPOS do ACP, e sim ter uma informação adicional obrigatória na tabela do banco de dados que armazena as informações dos usuário, com critérios de conferência para não permitir a inclusão de números de CRM repetidos.
Acredito que não tenha este recurso já pronto, tendo que haver uma programação específica em php para lhe atender ou algum MOD para ser instalado que lhe disponibilize este recurso, que particularmente eu desconheço.
Um outro problema é que você terá de conferir manualmente se o CRM informado corresponde ao usuário registrado, porém, mesmo assim não impedirá que alguém venha se cadastrar informando o nome e o CRM de um outro profissional.
Não sei se lhe ajuda mas eu criei um fórum destinado a um grupo de profissionais que também tem o seu número de inscrição em seu próprio conselho regional, porém, a regra de cadastro foi feita sobre o endereço de e-mail e não sobre o número de inscrição, ou seja, obrigatoriamente o profissional só pode se cadastrar no Fórum com o endereço de e-mail fornecido pelo seu conselho regional, que no seu caso é o @cremesp.org.br. Além disso, após se cadastrar no Fórum, o próprio usuário receberá um link de ativação na conta de e-mail que ele informou no momento do cadastro, para que ele mesmo ative o seu registro. Caso ele tenha informado um endereço de e-mail falso, então, o link de ativação nunca chegará a ele e, consequentemente, nunca terá acesso ao Fórum. Além disto filtrar quem realmente tem interesse em participar do Fórum e também isentar o administrador da aprovação podendo este se ater à outras tarefas do Fórum, esta regra garante que somente receberá o e-mail com o link de ativação o verdadeiro profissional, devidamente inscrito em seu conselho regional, e verdadeiro dono da conta de e-mail informada no cadastro já que o CREMESP só concede uma conta de e-mail @cremesp.org.br para o profissional registrado no conselho regional de medicina do estado de São Paulo.
Se esta regra de cadastro lhe interessar, me fale para que lhe passe mais detalhes.
Abraço.
Acredito que não tenha este recurso já pronto, tendo que haver uma programação específica em php para lhe atender ou algum MOD para ser instalado que lhe disponibilize este recurso, que particularmente eu desconheço.
Um outro problema é que você terá de conferir manualmente se o CRM informado corresponde ao usuário registrado, porém, mesmo assim não impedirá que alguém venha se cadastrar informando o nome e o CRM de um outro profissional.
Não sei se lhe ajuda mas eu criei um fórum destinado a um grupo de profissionais que também tem o seu número de inscrição em seu próprio conselho regional, porém, a regra de cadastro foi feita sobre o endereço de e-mail e não sobre o número de inscrição, ou seja, obrigatoriamente o profissional só pode se cadastrar no Fórum com o endereço de e-mail fornecido pelo seu conselho regional, que no seu caso é o @cremesp.org.br. Além disso, após se cadastrar no Fórum, o próprio usuário receberá um link de ativação na conta de e-mail que ele informou no momento do cadastro, para que ele mesmo ative o seu registro. Caso ele tenha informado um endereço de e-mail falso, então, o link de ativação nunca chegará a ele e, consequentemente, nunca terá acesso ao Fórum. Além disto filtrar quem realmente tem interesse em participar do Fórum e também isentar o administrador da aprovação podendo este se ater à outras tarefas do Fórum, esta regra garante que somente receberá o e-mail com o link de ativação o verdadeiro profissional, devidamente inscrito em seu conselho regional, e verdadeiro dono da conta de e-mail informada no cadastro já que o CREMESP só concede uma conta de e-mail @cremesp.org.br para o profissional registrado no conselho regional de medicina do estado de São Paulo.
Se esta regra de cadastro lhe interessar, me fale para que lhe passe mais detalhes.
Abraço.

[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Oi Robra. Bom dia.
Então no phpbb não da pra fazer isso :/
Me interessei sim por essa regra de cadastro. Me passa mais detalhes por favor dela.
Obrigado. Aguardo o seu contato.
Então no phpbb não da pra fazer isso :/
Me interessei sim por essa regra de cadastro. Me passa mais detalhes por favor dela.
Dá para fazer sim, mas, como disse anteriormente, não tem este recurso já pronto no phpbb e disponível no ACP em uma aba para ser ativado e configurado. É necessário que alguém que seja programador em php altere alguns arquivos e também o banco de dados. Não parece ser muito difícil, porém, se a sua intenção é ter registrado no Fórum somente usuários inscritos no CREMESP, com o seu número do CRM, como você saberá que a pessoa que se inscreveu no Fórum é realmente quem diz ser, se a conferência do nome e número do CRM será feita manualmente pelo administrador, ou mesmo que fosse feita automaticamente ?
Digamos que eu me inscreva em seu Fórum, porém, informe o nome e número do CRM de uma outra pessoa. Você vai entrar no site do CREMESP, vai conferir que o nome e o número do CRM são verdadeiros, vai aprovar meu registro no Fórum, porém, eu não sou a verdadeira pessoa que informei no cadastro.
Esta regra de cadastro pelo e-mail que mencionei anteriormente, mesmo que um usuário informe o endereço de e-mail correto de uma outra pessoa, esta pessoa ao receber um e-mail do Fórum com o link de ativação o excluirá pensando ser um SPAM já que não fez nenhum cadastro no Fórum, e assim, este usuário mal intencionado não conseguirá acesso ao Fórum.
Vou lhe passar as informações via MP.
Abraço.
Digamos que eu me inscreva em seu Fórum, porém, informe o nome e número do CRM de uma outra pessoa. Você vai entrar no site do CREMESP, vai conferir que o nome e o número do CRM são verdadeiros, vai aprovar meu registro no Fórum, porém, eu não sou a verdadeira pessoa que informei no cadastro.
Esta regra de cadastro pelo e-mail que mencionei anteriormente, mesmo que um usuário informe o endereço de e-mail correto de uma outra pessoa, esta pessoa ao receber um e-mail do Fórum com o link de ativação o excluirá pensando ser um SPAM já que não fez nenhum cadastro no Fórum, e assim, este usuário mal intencionado não conseguirá acesso ao Fórum.
Vou lhe passar as informações via MP.
Abraço.

Editado pela última vez por robra em 14 Jun 2011, 18:04, em um total de 1 vez.
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Muito bem, você cria o campo personalizado e marque-o para que seja obrigatório no ato de registro de conta, se a ativação das contas somente for liberada por um administrador, você pode conferir esse dado no momento da ativação, logicamente se no site(se houver site) do CR disponibilizar a consulta dos numero de registro.
Uma coisa dificil, como disse o robra seria o controle e até mesmo a verificação de registro fake, e eu tenho ideia de como verificar a existencia de duplo uso do mesmo número, pois os perfis não trabalham com esse recurso de usar o mesmo dado no campos.
Uma coisa dificil, como disse o robra seria o controle e até mesmo a verificação de registro fake, e eu tenho ideia de como verificar a existencia de duplo uso do mesmo número, pois os perfis não trabalham com esse recurso de usar o mesmo dado no campos.
Tradução Português Brasileiro: https://www.phpbb.com/customise/db/translation/brazilian_portuguese/
Precisa de serviços phpBB? Me mande um mensagem privada ou visite https://vinny.quest
Precisa de serviços phpBB? Me mande um mensagem privada ou visite https://vinny.quest
Ok.edersilva escreveu:Oi Robra. Bom dia...
...Me interessei sim por essa regra de cadastro. Me passa mais detalhes por favor dela.
É preciso alterar alguns arquivos e incluir alguns textos, porém, não faça nos arquivos originais. Primeiro faça uma cópia, em seu PC, dos arquivos mencionados abaixo, realize as alterações neles, depois renomeie os arquivos originais no Fórum acrescentando "_ori"(exemplo: ucp_ori.php), e faça o upload do arquivo modificado para a respectiva pasta no Fórum. Caso dê algum problema, é só deletar o arquivo modificado e voltar o nome correto do arquivo original.
Bem, vamos lá:
1- No arquivo language/pt-br/ucp.php, ache:
Código: Selecionar todos
'DOMAIN_NO_MX_RECORD_EMAIL' => 'O domínio do endereço de e-mail escrito não é um registro MX válido.', Código: Selecionar todos
'DOMAIN_NO_MX_RECORD_EMAIL' => 'ATENÇÃO: Incluir no campo ENDEREÇO DE E-MAIL e no campo CONFIRMAÇÃO DE ENDEREÇO DE E-MAIL somente conta de e-mail do domínio CREMESP.ORG.BR.', Código: Selecionar todos
if (phpbb_checkdnsrr($domain, 'A') === false && phpbb_checkdnsrr($domain, 'MX') === false)
{
return 'DOMAIN_NO_MX_RECORD';
} Código: Selecionar todos
//Custom code - Checar domínio por CREMESP.ORG.BR
if(strcasecmp($domain, "cremesp.org.br") != 0)
{
return 'DOMAIN_NO_MX_RECORD';
}
4- Ainda no ACP>>aba Geral>>seção CONFIGURAÇÃO GERAL>>link Configuração de registro, marque "Usuário" na opção "Ativação de registro:".
Os procedimentos acima configuram a regra que determina o cadastro somente com endereço de e-mail do domínio cremesp.org.br. Agora vamos colocar na página do registro a informação sobre esta regra.
Vou utilizar o arquivo do estilo Prosilver, mas esta alteração deve ser realizada em todos os arquivos "ucp_register.html" dos estilos disponíveis em seu Fórum, como o Subsilver2:
5- No arquivo /styles/prosilver/template/ucp_register.html, ache:
<!-- IF ERROR --><dl><dd class="error">{ERROR}</dd></dl><!-- ENDIF -->
<!-- IF L_REG_COND -->
<dl><dd><strong>{L_REG_COND}</strong></dd></dl>
<!-- ENDIF -->Código: Selecionar todos
<p align="justify" class="error">{ERROR}<br>
<strong><font size="2" face="Arial, Helvetica, sans-serif" color="black">Só será aceita
conta válida de e-mail do domínio <font color="#FF0000">cremesp.org.br</font>. Esta é uma medida de segurança adotada para termos registrados no Fórum somente profissionais credenciados
pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo</font></strong><strong><font size="2" face="Arial, Helvetica, sans-serif" color="black">. Caso ainda não tenha a sua conta de e-mail do domínio <font color="#FF0000">cremesp.org.br</font>, ligue para a central de atendimento do CREMESP, pelo número (11) 5908-5600,
das 8h às 20h, e saiba como obtê-la.</font></strong></p>"Só será aceita conta válida de e-mail do domínio cremesp.org.br. Esta é uma medida de segurança adotada para termos registrados no Fórum somente profissionais credenciados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Caso ainda não tenha a sua conta de e-mail do domínio cremesp.org.br, ligue para a central de atendimento do CREMESP, pelo número (11) 5908-5600, das 8h às 20h, e saiba como obtê-la."
OBS: Não coloquei o link "Fale Conosco" do site do CREMESP porque o formulário de contato lá não está abrindo.
6- Ainda no arquivo /styles/prosilver/template/ucp_register.html
Ache a linha:
<dd><input type="text" tabindex="2" name="email" id="email" size="25" maxlength="100" value="{EMAIL}" class="inputbox autowidth" title="{L_EMAIL_ADDRESS}" /></dd>Código: Selecionar todos
<dd><input type="text" tabindex="2" name="email" id="email" size="25" maxlength="100" value="{EMAIL}" class="inputbox autowidth" title="{L_EMAIL_ADDRESS}" /><strong>Somente e-mail do domínio <font color="#CC0000">cremesp.org.br</font>.</strong></dd>Código: Selecionar todos
<dd><input type="text" tabindex="3" name="email_confirm" id="email_confirm" size="25" maxlength="100" value="{EMAIL_CONFIRM}" class="inputbox autowidth" title="{L_CONFIRM_EMAIL}" /></dd>Código: Selecionar todos
<dd><input type="text" tabindex="3" name="email_confirm" id="email_confirm" size="25" maxlength="100" value="{EMAIL_CONFIRM}" class="inputbox autowidth" title="{L_CONFIRM_EMAIL}" /><strong>Somente e-mail do domínio <font color="#CC0000">cremesp.org.br</font>.</strong></dd>8- Limpe o cache do Fórum, no botão "Executar agora" na mesa linha do texto "Limpar o cache", na aba GERAL do ACP.
Depois, é só fazer testes de registro no Fórum.
Abraço.

Robra... SIMPLESMENTE SENSACIONAL!
Fiz aqui o passo a passo que você me enviiou e funcionou de primeira. Muitíssimo obrigado meu amigo!. Sua ajuda foi grande!
Muito obrigado mesmo pela contribuição!
Fiz aqui o passo a passo que você me enviiou e funcionou de primeira. Muitíssimo obrigado meu amigo!. Sua ajuda foi grande!
Muito obrigado mesmo pela contribuição!
Beleza... no que precisar, estamos às ordens...
Um outro recurso que implantei foi a auto exclusão de usuários inativos, ou seja, aqueles que fazem o registro no Fórum, recebem o e-mail com o link de ativação mas NUNCA clicam no link e, consequentemente, nunca ativam seu registro no Fórum.
Geralmente, são pessoas que até acham o Fórum legal mas não tem nenhum interesse em participar e interagir nele, e aí, acabam "retendo" nomes de usuários que poderiam ser usados por outras pessoas. Por isso, este recurso determina um prazo de dias para que o usuário ative o seu cadastro. Se não o fizer, o cadastro dele será automaticamente excluído, liberando o nome de usuário que ele utilizou para qualquer outra pessoa que se cadastrar no Fórum. Este recurso é aplicado exclusivamente aos usuários inativos que se registraram mas não ativaram o seu registro e não aos usuários inativos que tiveram seus cadastros desativados pelo Administrador, por algum motivo.
Caso queira também implantar este recurso, pode vê-lo no final deste Tópico: viewtopic.php?t=44125
Abraço.
Um outro recurso que implantei foi a auto exclusão de usuários inativos, ou seja, aqueles que fazem o registro no Fórum, recebem o e-mail com o link de ativação mas NUNCA clicam no link e, consequentemente, nunca ativam seu registro no Fórum.
Geralmente, são pessoas que até acham o Fórum legal mas não tem nenhum interesse em participar e interagir nele, e aí, acabam "retendo" nomes de usuários que poderiam ser usados por outras pessoas. Por isso, este recurso determina um prazo de dias para que o usuário ative o seu cadastro. Se não o fizer, o cadastro dele será automaticamente excluído, liberando o nome de usuário que ele utilizou para qualquer outra pessoa que se cadastrar no Fórum. Este recurso é aplicado exclusivamente aos usuários inativos que se registraram mas não ativaram o seu registro e não aos usuários inativos que tiveram seus cadastros desativados pelo Administrador, por algum motivo.
Caso queira também implantar este recurso, pode vê-lo no final deste Tópico: viewtopic.php?t=44125
Abraço.

Ahunnn... Esse ai de momento não vou precisar no Forum Robra. Mas quando precisar vou usa-lo sim. Parece ser interessantísimo também.