Duvidas sobre endereço de domínio e personalizações

Suporte à dúvidas gerais relacionadas ao phpBB.
imaster
Novato
Novato

Duvidas sobre endereço de domínio e personalizações

Mensagem por imaster »

Olá a todos.

Antes de tudo, desejo elogiar a todos do fórum, vejo que todos tem boa vontade em ajudar o próximo. Lendo vários artigos aqui postados. ;)

Eu sou novato, instalei o fórum phpbb3 3.0.9 a pouco, porém ficou algumas dúvidas. Visto que eu já tenho um fórum phpbb3 no forumeiros (http://iphoneinsides.forumeiros.com/), gostaria de deixar o meu que criei em um domínio separado com a aparência similar com o que hoje uso por lá. A forma de mudar algumas coisas no forumeiros é mais simples, por isso estou meio perdido. :cry:

Assim visto que são algumas dúvidas, não desejo sair criando vários tópicos, acho que isso não seria permitido. (Se eu estiver errado, me corrigam por favor)

1- Eu criei um domínio (www.iphoneinsides.com.br), entretanto depois de ter enviado os arquivos para a hospedagem e instalado o phpbb3, o mesmo só consigo acessar digitando http://www.iphoneinsides.com.br/phpbb3/ gostaria de saber como fazer para que o fórum apareça só digitando www.iphoneinsides.com.br

2- Como posso alterar a aparência do fórum phpbb3 deixando parecido com o meu fórum do forumeiros (iphoneinsides.forumeiros.com)? Se puderem indicar o caminho das pedras agardeço muito.

3 - É possivel adicionar Curtir do Facebook, Orkut+, Twitter no fórum phpbb3?

4 - É possível mudar algumas das menssagens de registro do fórum e as de boas vindas? Se sim, por favor, indiquem um tuto ou o caminhos das pedras.

5 - Esta pergunta, sei que é boba, mas por ser leigo no phpbb3 tenho de fazer, pois já tentei diversas vezes e não consegui.
Como faço para criar os fóruns ao qual o pessoal poderá acessar, criar tópicos e tals? Como disse, até já criei algumas categorias e fóruns, mas não aparecem no índice do fórum. :? Me digam por favor, como proceder?

Agradeço a ajuda de todos.
smallbreeds
Membro Intermediá¡rio
Membro Intermediá¡rio
Contato:

Re: Duvidas sobre endereço de domínio e personalizações

Mensagem por smallbreeds »

imaster escreveu:1- Eu criei um domínio (http://www.iphoneinsides.com.br), entretanto depois de ter enviado os arquivos para a hospedagem e instalado o phpbb3, o mesmo só consigo acessar digitando http://www.iphoneinsides.com.br/phpbb3/ gostaria de saber como fazer para que o fórum apareça só digitando http://www.iphoneinsides.com.br
Você colocou a pasta com os arquivos dentro para pasta public_html/phpbb3/ em seu servidor. Insira os arquivos diretamente dentro da pasta public_html (no meu caso é web).
imaster escreveu:2- Como posso alterar a aparência do fórum phpbb3 deixando parecido com o meu fórum do forumeiros (iphoneinsides.forumeiros.com)? Se puderem indicar o caminho das pedras agardeço muito.
Para o pessoal auxiliar, precisa de um print do seu fórum no forumeiros, ou o link, para identificar o estilo utilizado. Mas lhe adianto que para isso é necessário instalar um estilo.
imaster escreveu:3 - É possivel adicionar Curtir do Facebook, Orkut+, Twitter no fórum phpbb3?
Sim, é possível através de uma MOD (Modificação que inclui a função que você precisa no Fórum). Cada MOD executa uma função a mais do que as existente no pacote padrão do phpBB.
imaster escreveu:4 - É possível mudar algumas das menssagens de registro do fórum e as de boas vindas? Se sim, por favor, indiquem um tuto ou o caminhos das pedras.
É possível alterar qualquer texto dentro do phpBB.
imaster escreveu:5 - Esta pergunta, sei que é boba, mas por ser leigo no phpbb3 tenho de fazer, pois já tentei diversas vezes e não consegui.
Como faço para criar os fóruns ao qual o pessoal poderá acessar, criar tópicos e tals? Como disse, até já criei algumas categorias e fóruns, mas não aparecem no índice do fórum. :? Me digam por favor, como proceder?
Como você criou as categorias, no entando, você tem que definir como Fórum e definiar a Categoria Pai. Caso tenha feito isso e não apareça para você, vai ter que alterar as permissões. O Fórum é baseado em SIM e NÃO, PODE ou NÃO PODE. Estão, praticamente tudo você precisa dizer se PODE usar ou NÃO.
Shih Tzu Forum | Small Breeds - Shih Tzu Canil | Versatti Móveis Planejados
Não solicite auxílio por MP. Por favor, utilize o Fórum.
imaster
Novato
Novato

Mensagem por imaster »

Olá amigo, muito obrigado por responder minhas perguntas deste mero iniciante.

Se possível ainda tenho algumas dúvidas, vou por partes denovo. :oops:
smallbreeds escreveu: Você colocou a pasta com os arquivos dentro para pasta public_html/phpbb3/ em seu servidor. Insira os arquivos diretamente dentro da pasta public_html (no meu caso é web).
Bem, no meu caso, hospedei no UOLHOST e a pasta para aparecer o fórum na internet é WEB também.
Assim devo fazer de novo a instalação, ou apenas mover os arquivos da pasta PHPBB3 para a pasta WEB?

smallbreeds escreveu:Para o pessoal auxiliar, precisa de um print do seu fórum no forumeiros, ou o link, para identificar o estilo utilizado. Mas lhe adianto que para isso é necessário instalar um estilo.
O link do meu fórum no forumeiros é http://iphoneinsides.forumeiros.com/

Gostaria de deixar o fundo, menus banner similares com o que tenho, mas até o momento nem sei por onde começar.
O que é estilo? Preciso instalar um no meu fórum para fazer esta modificação na aparência dele? Por favor, por onde começo? :oops:
smallbreeds escreveu:Sim, é possível através de uma MOD (Modificação que inclui a função que você precisa no Fórum). Cada MOD executa uma função a mais do que as existente no pacote padrão do phpBB.
Onde encontro esta MOD, já procurei aqui, mas infelizmente não encontrei. :oops:

smallbreeds escreveu:É possível alterar qualquer texto dentro do phpBB.
Mais uma vez, por favor, desculpe(m) a minha ignorância, mas onde faço estas alterações? :cry:

smallbreeds escreveu:Como você criou as categorias, no entando, você tem que definir como Fórum e definiar a Categoria Pai. Caso tenha feito isso e não apareça para você, vai ter que alterar as permissões. O Fórum é baseado em SIM e NÃO, PODE ou NÃO PODE. Estão, praticamente tudo você precisa dizer se PODE usar ou NÃO.
Obrigado amigo, vou testar aqui a dica do fórum como me disse. :D

Muito obrigado mesmo por responder de boa minhas questões até o momento. Peço por favor, se puder dar mais uma força nas minhas outras dúvidas acima serei muitíssimo grato igualmente a vc. :D
robra
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagem por robra »

Olá, imaster.
Seja bem-vindo.
Antes de responder às suas dúvidas gostaria de lhe dar uma dica, caso me permita.
Particularmente, acredito que uns 90% da solução para as dúvidas sobre a criação, manuseio e problemas com um Fórum em phpBB já está disponível na net, seja aqui ou em outros sites e Fóruns que tratam sobre o assunto e a dica é, antes de criar um Tópico, fazer primeiro uma busca com palavras sobre o assunto desejado clicando em no link PESQUISAR, na barra de menu abaixo do logo Suporte phpBB, entre o link REGRAS e o link PARCEIROS. Não encontrando algum Tópico relacionado, então, da mesma forma fazer uma busca no Google adicionando o termo "phpbb", inclusive com as mesma palavras em inglês(se não souber inglês é só usar o tradutor Google) já que o site http://www.phpbb.com trata grandiosamente do assunto.
Se mesmo assim não encontrar nada relacionado com o que deseja, não hesite em criar um novo Tópico com a sua dúvida porque o pessoal daqui, tanto a Equipe quanto os usuários, sempre estão dispostos não a "dar o peixe"e sim a "ensinar a pescar", a ensinar "o caminho das pedras".
Só para complementar o que o smallbreeds já lhe respondeu:
2- Como posso alterar a aparência do fórum phpbb3 deixando parecido com o meu fórum do forumeiros (iphoneinsides.forumeiros.com)? Se puderem indicar o caminho das pedras agardeço muito.
A aparência do Fórum é determinada pelo Estilo que você escolhe, Por padrão, os Estilos Prosilver e Subsilver2 já vem instalados e são a base para a produção dos novos Estilos. No site http://demo.phpbb3styles.net/ há vários estilos que você pode ver como são antes de instalá-los. Para instalar um Estilo leia o artigo kb.php?a=3
Além disso, me parece que o seu Fórum lá no forumeiros tem um portal também.
3 - É possivel adicionar Curtir do Facebook, Orkut+, Twitter no fórum phpbb3?
É possível realizar inúmeras modificações no Fórum, seja por programação ou instalando MODs, que é a abreviação de Modification. No site http://www.phpbb.com há vários MODs como por exemplo o Social Network que integra o seu Fórum às redes sociais. Leia mais no Tópico viewtopic.php?f=148&t=44663
4 - É possível mudar algumas das menssagens de registro do fórum e as de boas vindas? Se sim, por favor, indiquem um tuto ou o caminhos das pedras.
A mensagem de registro e a política de privacidade estão no arquivo language/pt-br/ucp.php. Abra-o usando o programa notepad++ e procure as linhas que começam com 'TERMS_OF_USE_CONTENT' => e com 'PRIVACY_POLICY' =>.
A mensagem de boas vindas enviada por e-mail está no arquivo language/pt-br/email/ucp.php/user_welcome.txt. Use também o programa notepad++ para realizar as alterações.
Caso não tenha o programa notepad++, baixe-o no link http://download.tuxfamily.org/notepadpl ... .2.bin.zip e após descompactar o arquivo, abra o executável notepad++.exe da pasta "unicode", porque esta versão lhe dá a opção de alterar o idioma do programa para o português.

Abraço. Imagem
Editado pela última vez por robra em 09 Ago 2011, 19:14, em um total de 3 vezes.
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
imaster
Novato
Novato

Mensagem por imaster »

Amigo, agradeço muito a sua ajuda e de todos.

Como eu disse, o modo de modificar o fórum phpbb3 diretamente original é diferente do modo como se faz no forumeiro, lá é um pouco mais fácil.

O amigo disse para eu procurar na pezquiza. Infelizmente procurei aqui no fórum mesmo e no google, mas não encontrei as respostas para ajudar no caminho das pedras, por isso decidi perguntar aqui com os colegas.

Pode deixar que vou usar as suas dicas de pezquisa como indicou, quem sabe pode ser isso mesmo de colocar o phpbb na frente.

Quanto as respostas que me passaste, junto ao amigo acima, creio que agora posso passar o dia fazendo os teste e modificações, pois agora consegui entender o básico.

Agradeço muito. ;)
robra
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagem por robra »

Beleza...
Quanto ao Estilo do seu Fórum lá no forumeiros eu não encontrei nenhum parecido.
O que você pode fazer é instalar um que tenha a estrutura mais parecida possível e depois ir trocando as imagens dos botões, do fundo, do logo, etc.
Pelo Google Chrome, acesse http://iphoneinsides.forumeiros.com/, clique com o botão direito do mouse sobre a página e escolha "Inspecionar Elemento". Ao abrir o "console", clique na aba "Resources". No lado esquerdo terá um menu com o nome das imagens usadas na página e ao clicar neles na parte central do console aparecerá a imagem e o endereço dela.
OBS: Tem que verificar se há direitos autorais do forumeiros quanto a estas imagens para você não ter problemas depois.

Abraço. Imagem
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
imaster
Novato
Novato

Mensagem por imaster »

Olá caro amigo.

No fórum do forumeiros, para ser sincero, devo dizer que eu peguei um tipo de fórum pre-definido com um tema básico sobre iPhone e fui modificando particamente tudo nele.

Eu modifiquei o fundo, o Banner, os botões, inclusive os do menu, as citações, respostas, os smilies e outras coisinhas. Mas no forumeiros como eu disse antes, é um pouco mais simples, tem um painel de controle bem simples que ajuda bastante neste sentido.

Agora que instalei o phpbb3, admito que estou bem perdido ainda. rsrs

Como por exemplo, no que eu criei agora a pouco, eu consegui colocar o nome ou endereço do fórum no local do Banner, mas não achei como colocar o banner do iPhone deitado que eu fiz no forumeiros, no que eu criei.

Acabei de procurar aqui e na NET como se faz esta modificação, mas não achei, sou sincero em dizer isso.
Poderia dizer onde faço esta modificação do banner? ou do fundo como o que eu fiz no meu do forumeiros? Deixando um fundo cheio de Apples em fundo metálico como pode ver lá no forumeiros.

Lembrando que o meu fórum no forumeiros é - http://iphoneinsides.forumeiros.com/
E o que eu criei, está sendo acessado por enquanto pelo http://www.iphoneinsides.com.br/phpbb3/

Quanto ao esquema do tópico, consegui fazer ele aparecer no índice. Mas fui fazer um teste de colocar um tópico nele, mas não aparece a opção de criar novo tópico. Estranho, não vejo em lugar algum o ícone ou algo para poder criar o tópico, pode dar uma força? GRATO amigo. ;)
gssilva
Membro Avançado
Membro Avançado
Nome Real: Guilherme Silva
Contato:

Mensagem por gssilva »

Primeiramente seja bem-vindo ao Suporte PHPBB.
imaster escreveu: Eu sou novato, instalei o fórum phpbb3 3.0.9 a pouco, porém ficou algumas dúvidas. Visto que eu já tenho um fórum phpbb3 no forumeiros (http://iphoneinsides.forumeiros.com/), gostaria de deixar o meu que criei em um domínio separado com a aparência similar com o que hoje uso por lá. A forma de mudar algumas coisas no forumeiros é mais simples, por isso estou meio perdido. :cry:
Caso queira manter os arquivos no diretório phpbb3 você pode usar o redirecionamento pelo arquivo .htaccess, então você criaria um arquivo com o seguinte conteúdo na raiz do seu host:

Código: Selecionar todos

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^iphoneinsides.com.br$ [OR]
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.iphoneinsides.com.br$
RewriteRule ^/?$ "http\:\/\/iphoneinsides\.com.br\/phpbb3" [R=301,L]
Isso vai fazer com que quando acessar iphoneinsides.com.br a pessoa seja redirecionada para o diretório phpbb3 que é onde está o fórum.

Quanto ao estilo do seu outro fórum, você precisará ver o nome do estilo para poder usar no outro fórum.
Para isso entre no ACP e vá na aba Estilos e verifique o nome do estilo que está como padrão do fórum e então pesquise no site já postado nesse tópico, http://demo.phpbb3styles.net/ e então coloque o diretório do estilo no diretório styles do seu phpbb.

Quanto as outras dúvida acredito que já estejam sendo respondidas.

Qualquer dúvida basta postar novamente.
imaster
Novato
Novato

Mensagem por imaster »

[quote="gssilva"][/quote]

Olá amigo, muito obrigado pela sua ajuda. Ainda não fiz o procedimento porque estou tentando modificar antes a aparência do fórum aqui. Mas vou fazer isso com certeza.

Apenas me resta uma dúvida quanto a isso. E se apenas mover o conteúdo da pasta phpbb3 para a raiz do WEB no meu caso, tem algum problema? Altera alguma coisa? Funciona? Sei que posso testar, mas gostaria de fazer na certeza.

Quanto ao meu estilo, creio que seja o prosilver2, mas mesmo assim quero modificar ele, o que eu tenho no forumeiros, pequei um tema e fui modificando como está hoje, o banner e o fundo.

Assim, não vou encontrar nenhum tema, ou stile assim como o que tenho lá no forumeiros, vou ter de ir modificando o que tem lá mesmo, ou seja o que eu criei a pouco. Isso é possível? Qual o caminho das pedras?

Grato por tudo mesmo.
robra
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagem por robra »

Seu Estilo em http://www.iphoneinsides.com.br/phpbb3/ é o Subsilver2.
Se esta estrutura lhe agrada, então os Estilo que você deve procurar devem ser baseados no Subsilver2.
Quanto a imagem do topo, o logo é o arquivo site_logo.gif e ele está na pasta styles/subsilver2/imageset.
Para alterá-lo tem 2 opções:
1ª Opção:
1- Renomeie o seu logo como site_logo.gif.
2- Renomeie o arquivo site_logo.gif para site_logo_original.gif, na pasta style/subsilver2/imageset, e depois faça o upload do seu logo personalizado site_logo.gif para esta mesma pasta.
3- Abra o arquivo styles/subsilver2/imageset/site_logo.gif/imageset.cfg e altere as configurações da linha img_site_logo = site_logo.gif*94*170, na parte 94*170, para as dimensões do seu logo.
4- Limpe o cache, no ACP>>aba GERAL, clicando no botão Executar agora na mesma linha do titulo "Limpar o cache".
5- Atualize o sets de imagem, no ACP>>aba ESTILO>>Sets de imagem, clicando na palavra "Atualizar" localizada na columa "AÇÕES", na mesma linha do título "subsilver2".

2ª Opção:
Caso não queira mexer no nome original do logo, faça o seguinte:
1- Nomeie o seu logo como arquivo GIF, como por exemplo site_logo_imaster.gif.
2- Faça o upload do seu logo personalizado site_logo_imaster.gif para a pasta style/subsilver2/imageset.
3- Acesse o ACP>>aba ESTILO>>Sets de imagem, clicando na palavra "Editar" localizada na columa "OPÇÕES", na mesma linha do título "subsilver2".
4- Em Selecionar imagem, já vai estar em "Logo principal". No final da página, em "Imagem:", selecione o seu logo site_logo_imaster.gif, em "Incluir dimensões:" deixe marcada a opção SIM e digite a largura e altura do seu logo personalizado, em pixels.
5- Limpe o cache, no ACP>>aba GERAL, clicando no botão Executar, na mesma linha do titulo "Limpar o cache".
OBS: O problema de ter um logo com dimensões diferente da padrão é que toda vez que você instalar um MOD que necessitar atualizar o set de imagem, então o logo principal voltará ao original e você terá que realizar os passos 3, 4 e 5 novamente.

Além disso, creio que você queira deixar o logo sobre o texto, conforme o seu Fórum original. Para isso, teste o seguinte:
1- Abra o arquivo styles/subsilver2/template/overall_header.html e ache:

<tr>
			<td><a href="{U_INDEX}">{SITE_LOGO_IMG}</a></td>
			<td width="100%" align="center"><h1>{SITENAME}</h1><span class="gen">{SITE_DESCRIPTION}</span></td>
		</tr>
Substitua por:

<tr>
			<td><a href="{U_INDEX}">{SITE_LOGO_IMG}</a></td>
		</tr>
		<tr>
			<td width="100%" align="center"><h1>{SITENAME}</h1><span class="gen">{SITE_DESCRIPTION}</span></td>
		</tr>
Veja se lhe atende.

Abraço. Imagem
Trancado