Prezados,
Apenas para acrescentar mais algumas informações que poderão ser uteis para alguém no futuro...
Eu utilizo o WAMP... Windows + Apache + MySql + Php...
Após instalar o WAMP, vc deverá descompactar o phpBB e colocá-lo na pasta www...
Ao executar o WAMP, será criado perto do relógio do windows um ícone avermelhado que logo muda para verde, indicando que o wamp está ativo e pronto para utilizar...
Quero crer que os HOST lhe dão um espaço mediante o seu login no início,,, pelo menos isso ocorre comigo... minha conta lá é aamirati_... ... ... portanto, o DB, o nome de user e as tabelas do phpBB começam por aamirati_ ... ... ... exemplo: aamirati_phpbb_ para as tabelas...
Bem, isso é importante observar, pois se vc quiser baixar seus backups e restaurar localmente e fazer qualquer análise, o DB, User e tabelas tem que ter os mesmos nomes... eu não consigo modificar no provedor o prefixo "aamirati_" e se no localhost estiver diferente, os backups/restores não funcionam...
Sabendo disso, quando eu reinstalei o forum localmente, criei o DB, etc, conforme consta no HOST, inclusive a senha... todas essas informações estão no arquivo config.php na raiz do phpBB... tanto lá como em localhost, tudo é igualzinho... todos os meus testes faço localmente e somente depois faço o upload... se for alterações no fórum, faço o backup local e envio para a pasta STORE do host e restauro por lá, tudo certinho...
Outra coisa interessante,,, eu chamo de parte inicial da instalação até o momento que o procedimento de instalação manda vc deletar/renomear a pasta install... e lhe dá o SEU PRIMEIRO FÓRUM... nesse ponto, basta colocar o backup da pasta STORE local e fazer a restauração.. nõa há necessidade de recriar o fórum localmente...
Bem, com o wamp eu não tenho problema e acho que entendo dele um bocadinho .. se alguém precisar de alguma resposta, estou às ordens... só não me pergunte sobre a linguagem de programação php e nem sobre o mySql... o coisa enrolada, sô !!!