Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Suporte à dúvidas gerais relacionadas ao phpBB.
Car2013
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registrado em: 20 Nov 2013, 23:50

Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Mensagem por Car2013 »

Qual a URL do seu fórum: http://www.matrix.org
Tipo de Hospedagem: Pago
Qual a versão do phpBB: phpBB 3.0.12
É um novo ou uma conversão: Instalação Limpa
Usuário de teste: Usuário: n/d Senha: n/d
Estilos instalados: Padroes
Modificações instaladas: Nenhuma
Qual seu nivel de experiência: Iniciante
Quando começou o problema: Desde agora
Descreva seu problema: Vou explicar abaixo

Ola, amigos.
Sou novo por aqui, e chego agora tentar aprender com voces..e tentar resolver alguns problemas que ja possuo desde o inicio.
Bem, meu caso é o seguinte:
Tive a ideia de construir um forum meses atras...e como nao possuia muito conhecimento, acabei me deparando com o Forumeiros.. que serviu pra resolver o problema na epoca. E no curso de alguns meses me familiarizei com o sistema e, mesmo que apos um bom tempo, acabei conseguindo fazer praticamente tudo que queria..em termos do tema do meu forum (que modifiquei e muito via CSS e codigoss JS) e em termos de estrutura. De fato, foi um trabalho arduo.
Porem, como vcs sabem, ha o lado bom da praticidade disso...mas o lado ruim tbm, como nao ter completa liberadade e nao poder fazer um simples backup.
Assim, me informando mais, vi que podia manipular eu mesmo tudo isso...hospedando meu proprio phpbb3. Ao que estou aqui.
E depois de instalar, traduzir, etc...me deparo, claro, com um forum totalmente zerado..na qual exige que eu reorganize tudo novamente. Dá ate uma dor ao pensar nisso. Mas paciencia. Ja decidi que vai ser melhor assim.

Por isso, estou ciente que terei que copiar todas as estruturas de foruns e subforuns... mas minha questão central é...como posso economizar o maximo de trabalho nessa tarefa que, de fato, seria 'clonar' meu forum Forumeiros?
Há varias coisas a copiar...mas vou separar pra que possam me aconselhar melhor:
Editado pela última vez por Car2013 em 24 Nov 2013, 01:44, em um total de 1 vez.
Car2013
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registrado em: 20 Nov 2013, 23:50

Re: Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Mensagem por Car2013 »

......

1) Estrutura de foruns e subforuns: Bem, ja sei que nao tem saida, ja que nao tenho como fazer backup. Assim, terei que refazer tudo. Só 1 pergunta, que é importante pra mim: Há um limite de numero de foruns e subforuns criados, como a Forumeiros tem?

2) Meu tema atual: É sabido que posso exportar meu Tema da Forumeiros...que vem em formato '.bbtheme'. Posso fazer algum uso disso em meu novo forum?

3) Codigo CSS e JScript: Como eu disse, muita coisa que modificamos no Forumeiros é via a folha de CSS e codigos JS e HTML. Gostaria de saber (ja posso facilmente copiar todo meu codigo CSS de lá) como poderia fazer uso aqui? Digo...aonde e de que maneira.

--------
Enfim. A principio é isso. E me perdoem se faço perguntas bobas. Tenho ainda muito que aprender.
Agradecerei a boa mão de voces.

Grande abraço.
Avatar do usuário
Chico Gois
Administrador
Administrador
Mensagens: 3645
Registrado em: 03 Jul 2004, 03:53
Nome Real: Chico Gois
Localização: São Paulo - Capital
Contact:

Re: Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Mensagem por Chico Gois »

Tem que ter acesso via FTP ou cPanel para fazer backup dos arquivos e banco de dados e que eu saiba o Forumeiros não tem nada disso.
Car2013
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registrado em: 20 Nov 2013, 23:50

Re: Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Mensagem por Car2013 »

Bom, isso eu ja sei, meu caro. E exatamente por isso que falei disso no texto...e no item 1.
O quero saber é o que comento...do caminho e das soluções que podem facilitar minha 'clonagem'.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Mensagem por robra »

Cada tópico aborda somente 1 assunto ou 1 dúvida, porque a mensagem que contiver a solução é que será marcada com o "resolvido". Por isso, em seus próximos tópicos, aborde somente 1 assunto ou dúvida em cada.
1) Estrutura de foruns e subforuns: Bem, ja sei que nao tem saida, ja que nao tenho como fazer backup. Assim, terei que refazer tudo. Só 1 pergunta, que é importante pra mim: Há um limite de numero de foruns e subforuns criados, como a Forumeiros tem?
Não há limites.
2) Meu tema atual: É sabido que posso exportar meu Tema da Forumeiros...que vem em formato '.bbtheme'. Posso fazer algum uso disso em meu novo forum?
Use a "pesquisa personalizada", no topo da página, e faça uma busca por "instalar estilos". No resultado da busca, haverá um link de um artigo que explica como instalar um estilo no phpBB. Se o seu estilo tiver a mesma estrutura de pastas e arquivos dos estilos para o phpBB, então, não haverá problemas na instalação dele.
3) Codigo CSS e JScript: Como eu disse, muita coisa que modificamos no Forumeiros é via a folha de CSS e codigos JS e HTML. Gostaria de saber (ja posso facilmente copiar todo meu codigo CSS de lá) como poderia fazer uso aqui? Digo...aonde e de que maneira.
Use a "pesquisa personalizada", no topo da página, e faça uma busca por "arquivos phpBB". No resultado da busca, haverá um link de um artigo que explica sobre todos os arquivos dos estilos "padrão". Compare os arquivos de seu estilo do forumeiros com os estilo do Fórum em seu domínio para verificar se são os mesmos, e aí saber se dará para tais modificações no novo Fórum.

Abraço. Imagem
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Car2013
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registrado em: 20 Nov 2013, 23:50

Re: Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Mensagem por Car2013 »

Bem. Agradeço o retorno, caro robra.
Sobre essa minha segunda questão, tenho notado e lido em outros locais que nao haverá muito o que fazer, ja que se trata de um estilo especifico do Forumeiros (me refiro ao .bbtheme). Sendo assim, nao sei muito o que fazer. E nao sei se há, na real.
E em relação a terceira questão, ja dei uma olhada nesse topico indicado que, pelo menos esclarece mais a mim como funciona..e como talvez posso fazer uso disso, ja que como disse, tenho em maos uma folha grande do CSS do antigo forum. Vou ver com cuidado e estudar. Apenas ainda tenho uma duvida quanto a isso, perdão.. de qual dos dois estilos (prosilver e silver) se adequaria mais ao meu caso..ou seja...qual seria mais indicado pra que eu faça bom e mais uso do CSS que ja possuo. Pelo uma opiniao se possivel.

Enfim. Vou ver isso, e analisar o que tenho que trabalhar.
Agradeço a atenção a caso.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Mensagem por robra »

obre essa minha segunda questão, tenho notado e lido em outros locais que nao haverá muito o que fazer, ja que se trata de um estilo especifico do Forumeiros (me refiro ao .bbtheme). Sendo assim, nao sei muito o que fazer. E nao sei se há, na real.
Pelo que parece, não há como converter um estilo bbtheme para phpBB. Dê uma procurada nos estilos grátis disponíveis em http://demo.phpbb3styles.net/?phpbb=3.0.12 ou em http://demo.phpbb3styles.net/?phpbb=3.0.11.
E em relação a terceira questão, ja dei uma olhada nesse topico indicado que, pelo menos esclarece mais a mim como funciona..e como talvez posso fazer uso disso, ja que como disse, tenho em maos uma folha grande do CSS do antigo forum. Vou ver com cuidado e estudar. Apenas ainda tenho uma duvida quanto a isso, perdão.. de qual dos dois estilos (prosilver e silver) se adequaria mais ao meu caso..ou seja...qual seria mais indicado pra que eu faça bom e mais uso do CSS que ja possuo. Pelo uma opiniao se possivel.
O subsilver2, ou os estilos baseados nele, possuem apenas um arquivo css, que é o stylesheet.css, porém, há o problema que algumas MODs são desenvolvidas apenas para o Prosilver e os estilos baseados nele. Por isso, o mais aconselhável seria o Prosilver ou estilos baseados nele.

Abraço. Imagem
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Car2013
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registrado em: 20 Nov 2013, 23:50

Re: Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Mensagem por Car2013 »

robra escreveu:
obre essa minha segunda questão, tenho notado e lido em outros locais que nao haverá muito o que fazer, ja que se trata de um estilo especifico do Forumeiros (me refiro ao .bbtheme). Sendo assim, nao sei muito o que fazer. E nao sei se há, na real.
Pelo que parece, não há como converter um estilo bbtheme para phpBB. Dê uma procurada nos estilos grátis disponíveis em http://demo.phpbb3styles.net/?phpbb=3.0.12 ou em http://demo.phpbb3styles.net/?phpbb=3.0.11.
E em relação a terceira questão, ja dei uma olhada nesse topico indicado que, pelo menos esclarece mais a mim como funciona..e como talvez posso fazer uso disso, ja que como disse, tenho em maos uma folha grande do CSS do antigo forum. Vou ver com cuidado e estudar. Apenas ainda tenho uma duvida quanto a isso, perdão.. de qual dos dois estilos (prosilver e silver) se adequaria mais ao meu caso..ou seja...qual seria mais indicado pra que eu faça bom e mais uso do CSS que ja possuo. Pelo uma opiniao se possivel.
O subsilver2, ou os estilos baseados nele, possuem apenas um arquivo css, que é o stylesheet.css, porém, há o problema que algumas MODs são desenvolvidas apenas para o Prosilver e os estilos baseados nele. Por isso, o mais aconselhável seria o Prosilver ou estilos baseados nele.

Abraço. Imagem
Bem. Agradeço mesmo os conselhos, Robra.
Estarei dando uma olhada com cuidado, bem como mirando e ficando no Prosilver, ja que possivelmente tenha que instalar varias MODs. Não que facilite a trabalheira por vir, mas ja direciona melhor.
Enfim. Estarei postando qq progresso. Agora, só pergunto mais uma coisa...e perdoem se soar idiota ou insistencia:
Digo... pela experiencia de voces, não há nada conhecido que possa nos possibilitar a copia dos arquivos de estilo de um forum, sem haver o acesso direto a raiz de sua localização?

Abraço.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: Configuração Geral: Como clonar meu Forum Forumeiros

Mensagem por robra »

...não há nada conhecido que possa nos possibilitar a copia dos arquivos de estilo de um forum, sem haver o acesso direto a raiz de sua localização?
Não conheço.

Abraço. Imagem
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Trancado